Voltar

Como tirar o passaporte: passo a passo

Sempre nos escrevem pedindo dicas de como tirar o passaporte brasileiro para adultos e principalmente crianças e bebês. Portanto, aqui vamos nós. 😉 Confira abaixo o passo-a-passo detalhado de como tirar o seu passaporte brasileiro, para sua tão esperada e sonhada viagem à Disney! 🙏

1 – DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Quais documentos são aceitos como documento de identificação?

– Carteira de identidade 
– Carteira funcional
– Carteira Nacional de Habilitação
– Passaporte brasileiro
– Carteira de identidade do indígena ou declaração da FUNAI
– Certidão de nascimento para solicitantes menores de 12 anos
– Carteira de Trabalho e Previdência Social ou documento de identificação digital

⚠️Importante: quando se tratar de menor de 18 anos, será exigida autorização de ambos os genitores ou do responsável legal. Você poderá conferir o modelo, clicando aqui. Caso tenha outras dúvidas em relação a emissão de passaporte para menores, não deixe de conferir a página oficial da Policia Federal.

Para facilitar ainda mais, veja abaixo a tabela Expert que montamos para que você:

New Picture

2- FORMULÁRIO DA POLíCIA FEDERAL E PAGAMENTO DA GRU

Faça todo o procedimento sempre pelo site oficial da Policia Federal. A navegação pela plataforma é bem fácil e o preenchimento é praticamente auto explicativo. 😉

Após o preenchimento de seus dados no formulário eletrônico, será emitido via boleto uma Guia de Recolhimento da União, famosa GRU. Esta taxa atualmente se encontra no valor de R$275,25 e é cobrada de todos os solicitantes que querem dar continuidade no processo de emissão de seus passaportes, ok!

Atente-se sempre para o vencimento do boleto e não se esqueça de guardar o comprovante após o pagamento, hein!

3- AGENDE SUA VISITA NA POLíCIA FEDERAL

Após o pagamento da GRU é hora de agendar o dia e o horário da sua visita ao posto da Polícia Federal mais perto de você!

Recomenda-se que chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência do horário marcado. O solicitante também deverá ter em mãos neste dia o comprovante de pagamento da Gru e o protocolo de agendamento!

Após passar por uma triagem onde todos os seus dados serão checados, os solicitantes serão direcionados para a coleta das impressões digitais e foto para o novo documento, o passaporte.

Dica Expert: não é necessário levar fotografia, pois a foto oficial será tirada pela Polícia Federal no momento do atendimento. A exceção é no caso de crianças com menos de 3 anos, nesse caso é exigida uma fotografia facial no tamanho 5×7, recente, colorida e com fundo branco, uma vez que os pequenos podem não estar num bom dia na data do agendamento. 👶🏻📸

Ao fim do processo, o solicitante receberá um protocolo com a possível data de retirada, normalmente 1 semana após este processo.

4- RETIRADA DO DOCUMENTO

Após 1 semana da data do agendamento em média, o solicitante poderá retirar o documento no mesmo posto da Policia Federal em que realizou a triagem. Você poderá conferir aqui o status de seu passaporte.

O titular deverá apresentar no momento da retirada do passaporte um documento oficial com foto já que a entrega não é autorizada a terceiros.

⚠️Importante: atente-se aos prazos, caso o solicitante não retire o passaporte em um período dentro de 90 dias, o documento será cancelado!

5- JÁ TENHO PASSAPORTE E AGORA?

Caso já tenha passaporte verifique a validade do mesmo. O passaporte deve estar válido durante o período de sua viagem, inclusive a data de volta. Veja abaixo o vídeo da própria embaixada americana informando sobre a validade do passaporte e sua aceitação na entrada aos EUA.

Apesar de ser possível realizar a viagem com um passaporte com menos de 6 meses de validade, é SEMPRE recomendável a emissão de um novo passaporte antes mesmo de sua expiração!

⚠️Atenção: Não há renovação ou prorrogação de passaporte! Se o seu passaporte está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar, e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados e você deverá solicitar uma nova emissão seguindo o mesmo passo a passo.

Viu só! Muito fácil, não é mesmo? Apesar de burocrático, tirar o passaporte não é nem um bicho de sete cabeças não! E o melhor de tudo, é que este processo só precisa ser feito a cada 10 anos para os solicitantes adultos, já que esta é a nova validade dos passaportes emitidos recentemente! Ufa, ainda bem! 😅

E aí, ficou alguma dúvida sobre como tirar o passaporte? Escreva pra gente ou deixe seu comentário, ficaremos muito felizes em ajudar.

Desenvolvido por

eMutua - Criando negócios digitais
Whatsapp