Voltar

Como dirigir nos Estados Unidos

Carro alugado! Endereço no GPS configurado! Então vamos por o pé na estrada porque os parques de Orlando nos esperam e tem muita diversão por vir, certo? Sim, mas antes vamos entender as particularidades das regras de trânsito americanas para que sua viagem corra tranquilamente, sem trazer multas na bagagem.

Listamos aqui as 11 maiores dúvidas de trânsito que mais confundem os motoristas brasileiros:

1) Placa de Pare (Stop Sign)

O que pode parecer óbvio, aqui não é. Sempre que avistar este sinal de trânsito o motorista deve fazer uma parada completa, quer dizer, não adianta dar aquela aproximada do cruzamento, desacelerando o carro para ver se vem alguém na outra direção, e aproveitar o embalo. Tenha em mente que a tolerância dos policiais americanos é mínima. Caso algum deles veja que você não parou completamente neste sinal, as chances de você ser multado são grandes. Lembre-se: por mais deserta e vazia que seja a rua que você esteja trafegando por aqui, sempre faça a parada total. Você irá notar que todos os motoristas aqui agem da mesma maneira.

2) Cruzamento sem semáforo (4-Way Intersection)

Neste caso vale sempre a regra do “quem chegou primeiro é quem tem a preferência”. Não importa quantas vias tem o cruzamento, é sempre por ordem de chegada.

No exemplo abaixo, o carro vermelho, primeiro a chegar no cruzamento, espera a chegada e a parada total do carro verde. Somente após o carro verde parar (e este deve parar, pois já há um veículo aguardando no cruzamento), aí sim o carro vermelho tem a preferência e pode seguir.

Caso outro veículo esteja parado atrás do carro vermelho (mesmo que tenha chegado antes do verde), este deve aguardar o carro verde passar e depois ele poderá seguir viagem. A regra é sempre ir um veículo por vez de cada lado. Não é complicado, mas requer bastante atenção, ainda mais se pedestres estiverem cruzando a faixa. Os pedestres tem total preferência nos cruzamentos.

3) Virar à direita com o semáforo na fase vermelha (Right Turn on Red)

Lá está você, tranquilamente parado no semáforo vermelho na faixa da direita, pensando em qual parque ir no dia seguinte, quando, de repente, o carro de trás começa a buzinar freneticamente para que você ande. Mas…o semáforo está vermelho! Calma, temos uma explicação.

Nos Estados Unidos, na maioria dos casos, é permitido virar à direita mesmo quando o semáforo está na fase vermelha. A única exceção a esta regra é no caso de você observar uma placa escrito “No Right Turn on Red” (Não Vire no Vermelho), conforme abaixo.

Se em algum lugar do cruzamento você avistar esta sinalização, a regra acima não se aplica mais. Neste caso não é permitida a conversão à direita e você terá que aguardar pela fase verde do semáforo, ok?

Mas lembre-se, pedestres têm sempre a prioridade, e fique muito atento aos veículos que trafegam na via preferencial. Nas ruas e avenidas da Flórida, os veículos desenvolvem uma velocidade relativamente alta, portanto, cuidado.

Agora muita atenção: como é permitido virar à direita, os carros atrás de você vão querer fazer o mesmo sempre que esta possibilidade for real. Nunca, em momento algum, bloqueie a conversão à direita, ou seja, não fique na faixa da direita se você não for virar (veja ilustração abaixo).

Deixe sempre a passagem livre para quem quiser virar à direita e não se irrite caso alguém buzine para que você siga adiante. 

4) Faixa de pedestres

A lei americana é muito clara no que diz respeito a faixa de pedestres. Caso não possua nenhuma sinalização, nem para veículos e nem para pedestres, a prioridade é sempre de quem está a pé…ou…

enfim.. seja lá quem esteja querendo cruzar a faixa. Lembre-se, estamos na Flórida! 🙂

Os motoristas devem sempre observar a presença de pedestres cruzando na faixa e parar com certa distância para permitir a passagem. Esta lei é uma das mais rigorosas e as multas por não atendê-la são pesadas.

5) Abastecendo o carro

Diferentemente do Brasil, aqui nos EUA você não irá encontrar o nosso amigo frentista. Quer encher o tanque? Calibrar o pneu? Jogar uma água no para brisa? Então tem que por a “mão na massa” e fazer você mesmo!

A grande maioria das bombas de gasolina nos EUA possuem leitora de cartão de crédito, mas dificilmente os turistas conseguem utilizá-las por terem cartão internacional. Nossa recomendação é ir direto até a loja de conveniência do posto e informar o número da bomba de gasolina em que parou seu veículo. O atendente irá perguntar qual o valor que gostaria de abastecer, e você pode escolher pagar no cartão de crédito ou dinheiro. No caso de dinheiro, caso não saiba a quantia que gostaria de abastecer, o que você pode fazer é deixar uma nota maior, de US$ 50,00, por exemplo. Ele irá então liberar a bomba para abastecimento. Volte ao veículo, escolha a opção desejada e abasteça.

Ao terminar, caso ainda tenha troco a receber, volte à loja de conveniência e informe novamente o número da bomba. O atendente irá lhe entregar o troco e seu recibo. Pronto!

Para limpar o para brisa você normalmente encontra todo o material necessário perto da bomba de gasolina. Já para calibrar o pneu não é tão simples. Os compressores ficam sempre em um lugar mais afastado das bombas e não são tão fáceis de operar. Em alguns casos, é necessário pagar para calibrar o pneu. Só calibre se realmente for necessário e, se possível, peça ajuda na loja de conveniência.

Dica Expert: Nos postos de gasolina dentro do complexo Disney este serviço de calibragem de pneus é gratuito e os preços dos combustíveis são bem razoáveis. Prefira abastecer por lá.

6) Velocidade Máxima.. e mínima!

Na Interstate 4, ou I4, a velocidade varia de 60 a 70 mph (95 a 113km/h). Como em todo lugar, o limite de velocidade deve ser rigorosamente respeitado, mas aqui na Flórida tem um fato curioso.

Se a velocidade máxima da rodovia é de 70mph, por exemplo, a velocidade mínima é de 50Mph. Sim, e se você trafegar abaixo da velocidade mínima, há multa. Fique atento!

7) Crianças a bordo

Assim como no Brasil, na Flórida bebês e crianças de até 5 anos devem usar um assento especial, que pode ser o bebê conforto, cadeirinha ou o booster (assento elevatório), conforme a idade e peso. Bebês de até 1 ano ou 9 kg, devem usar o bebê conforto; mais de 1 ano ou acima de 9kg e até 3 anos de idade, usam a cadeirinha; crianças de 4 a 5 anos usam o booster. Caso você vá para outros estados americanos de carro, informe-se, pois as leis variam de estado para estado.

Para qualquer um dos casos, as locadoras de veículos oferecem estes equipamentos pagando um valor adicional de em média US$ 13 por dia. Vale lembrar que menores de 12 anos são proibidos de andarem no banco da frente, também passível de multa.

8) Move Over Law 

Outra lei importante que você deve ficar ligado é a Move Over Law, que nada mais é que você mover o seu veículo para a faixa imediatamente ao lado e diminuir a velocidade para 20 milhas a menos da velocidade permitida quando avistar um carro de polícia ou veículo de emergência parado (imagem abaixo). Você também deve dar passagem aos veículos perto de você que estejam fazendo este movimento. O objetivo é impedir acidentes que possam ser provocados pelos carros passando muito rápido e próximo dos oficiais. Caso haja o descumprimento dessa regra, você será multado, então fique atento ao que acontece na estrada.

9) Ônibus Escolares

Sabe os clássicos ônibus amarelos dos filmes, destinados a transportarem as crianças que vão à escola? Pois eles existem de verdade, e você pode encontrar com um deles no seu caminho! O mais importante é que existem regras específicas para quem está dirigindo perto desses veículos. Vamos lá: quando as luzes da traseira do ônibus estiverem piscando e a placa lateral “STOP” estiver acionada, já sabe: pare imediatamente e em hipótese alguma ultrapasse o veículo. Essa sinalização indica que crianças estão subindo ou descendo do ônibus, e por isso quanto mais segurança, melhor. As multas para a infração de ultrapassar um ônibus escolar são pesadíssimas e a reincidência pode levar à suspensão da carteira e audiência na corte.

Vale lembrar que a velocidade máxima permitida é bem menor e deve ser respeitada rigorosamente nas áreas escolares.  Preste atenção também ao movimento de crianças no local, afinal elas são imprevisíveis, e aos comandos dos guardas que auxiliam na travessia da rua. Por fim, não ultrapasse outros veículos, mude de faixa ou faça retornos quando há uma escola na rua.

10) Álcool e Celular  

Além disso, muito cuidado: nos Estados Unidos, dirigir com álcool no sangue ou enviando uma mensagem de texto são infrações gravíssimas. Nestes casos, o governo irá marcar uma data para você prestar depoimentos à corte. Não há espaço para nenhum tipo de negociação.

11) Multas

Os valores das multas diferem de estado para estado e variam também de acordo com a infração cometida, assim como no Brasil. Com relação ao prazo de pagamento, normalmente o motorista tem um prazo de 30 dias para pagar o valor original. Quando vencido o prazo inicial o valor da multa será aumentado, podendo chegar a custar até o triplo ou mais. Não ter cadeirinha de segurança para crianças, por exemplo, pode custar 130 dólares. Excesso de velocidade entre 98 e 320 dólares, não pagamento de pedágio 103 dólares e não usar o cinto de segurança, 89 dólares. Jogar lixo pela janela do carro custa 100 dólares!

Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente que ficaremos muito felizes em ajudar você a entender como funcionam as regras de trânsito nos EUA para que você curta suas férias sem nenhuma preocupação.

Conte com o Bora com Tio Orlando e boa viagem!

Desenvolvido por

eMutua - Criando negócios digitais
Whatsapp