Voltar

Melhor época para visitar Orlando

Primavera, verão, outono ou inverno? Férias de final de ano ou férias de julho? Qual a melhor época para visitar Orlando?

Todo mundo se faz essa pergunta e a verdade é que não há uma resposta pronta ou que agrade a todos. Orlando é um destino sem igual, e é sempre maravilhoso visitar o lugar mais mágico do mundo em qualquer época do ano.

Aqui você encontra um resumo do que encontrar em cada estação, levando em consideração o clima e feriados da Flórida, para que você possa se programar de acordo com o perfil da sua família ou grupo. 

Orlando – Dezembro | Janeiro | Fevereiro | INVERNO ou WINTER SEASON

O frio na Flórida não assusta, principalmente se você estiver preparado para ele. Algumas (poucas) blusas são suficientes para você curtir todos os dias de inverno, com sol forte durante o dia e frio médio de 8ºC a 11ºC à noite. O frio em Orlando aperta mais no final de dezembro e início de janeiro, dando espaço ao início da primavera já nos primeiros dias de fevereiro. Do meio de dezembro até o começo de janeiro os parques estão bastante cheios com visitantes do mundo inteiro que escolheram a Disney em Orlando como destino para as festas de final de ano.

No período entre o Natal e o Ano Novo, prepare-se para chegar cedo nos parques de Orlando, pois eles estarão operando na sua capacidade máxima e podem fechar caso atinjam a capacidade máxima de visitantes. Planejamento é essencial! Marque seus FastPasses com antecedência, visite as atrações que são imperdíveis e curta o clima de Natal da Disney. Conte também com um tempo extra de deslocamento, pois o tráfego de carros é mais pesado em Orlando nessa época. 

disneyexpertselsainverno

Depois dessa época, os parques de Orlando vão esvaziando gradativamente ao longo do mês, até ficarem bem tranquilos depois da época de Carnaval no Brasil. De qualquer maneira, vale a pena enfrentar um pouco de frio e algumas filas mais longas, pois a decoração de Natal é linda e há eventos especiais em quase todos os parques, com destaque para o Magic Kingdom, com a Mickey’s Very Merry Christmas Party (ingresso à parte), e para o EPCOT com o Candlelight Processional.

Para os que sempre sonharam em aparecer no canal Disney, a dica é ficar de olho e participar da gravação da Parada de Natal da rede de TV ABC, que acontece tradicionalmente no Magic Kingdom todos os anos. As datas oficiais das gravações só são divulgadas bem perto do final do ano e nesses dias, apesar da lotação extra, muita gente guarda o seu lugar na Main Street para aparecer nas filmagens, o que acaba normalizando as filas. Nessas datas você encontrará celebridades no parque e muita agitação.

Orlando – Março | Abril | Maio | PRIMAVERA ou SPRING SEASON

Março é o mês no qual você vai provavelmente encontrar o maior número de americanos nos parques em Orlando, pois as escolas dos Estados Unidos têm o Spring Break (mini-férias de Primavera), sendo que cada escola libera as crianças em semanas diferentes.

Os parques ficam um pouco mais cheios, mas, de novo, a temperatura é perfeita e a vontade de se divertir mais ainda. É nessa época também que acontece o Flower & Garden Festival no EPCOT, um lindo festival de jardinagem que vai até maio e traz muitos visitantes para o parque. Nele há esculturas dos personagens feitas de folhagens e flores, além de quiosques com comidinhas especiais e produtos exclusivos à venda.

disneyexpertsflowerandGardenepcot

Normalmente marcado para o finalzinho de fevereiro, o Mardi Gras na Universal, é também uma festa imperdível. Apesar de não ser tradicional em uma grande parte dos Estados Unidos, a Universal Studios comemora a data em dias selecionados de fevereiro a abril. Em algumas dessas datas, os parques podem ficar mais cheios, principalmente se houver show de alguma banda ou cantor famoso para se apresentar gratuitamente, como já é de costume por lá. A festa vale a pena, principalmente para quem tem pique de aguentar até a noite após um dia de parque, por isso mesmo o Mardi Gras é mais direcionado a jovens e adultos.

A temperatura nestes meses já está ótima, aliás, uma das melhores épocas para se curtir o delicioso clima da Flórida, girando entre 14ºC (mínima) e 26ºC (máxima).

Em fevereiro os Estados Unidos comemoram o famoso feriado de President’s Day com promoções incríveis nas lojas, o que também complementa a experiência para quem gosta de uma boa pechincha nas lojas dos shoppings e outlets, com os famosos Premium Vineland e Premium International.

disneyexpertsorlandoshopping

Orlando – Junho | Julho | Agosto | VERÃO ou SUMMER BREAK

As férias de verão nos Estados Unidos, e da maior parte dos países do Hemisfério Norte, trazem muitos visitantes a Orlando de junho a agosto. Para completar, em julho as férias escolares do Brasil colaboram com a superlotação dos parques, shoppings e da cidade em geral. Segundo o Visit Orlando, a cidade recebeu 75 milhões de visitantes em 2018 e é hoje o destino mais visitado nos Estados Unidos, ultrapassando as já consagradas Nova Iorque e Las Vegas. Mais da metade desse número é contabilizado durante as férias e feriados, e uma grande parte justamente em junho, julho e agosto. É, assim como a semana entre o Natal e o Ano Novo, a época em que os parques de Orlando apresentam as maiores filas, e na qual a cidade vive seus maiores picos de trânsito.

No entanto, esta é a estacão perfeita para um pulo nos parques aquáticos e, acredite, você vai querer visitar todos eles. O verão na Flórida é quente, muito quente, com chuvas fortes quase todos os dias no meio da tarde. A temperatura chega facilmente nos 40ºC e a umidade do ar é altíssima. Daí a chuva vai embora e a tarde fica linda, com o céu mais maravilhoso do mundo. Roupas bem leves, muita água, boné, protetor solar, havaianas e biquínis: é disso que sua mala vai precisar!

Tente também chegar logo na abertura do parque, assim você conseguirá fazer mais atrações enquanto o sol ainda não está tão forte. Se seu hotel for perto, volte e aproveite para descansar na piscina do hotel no horário de pico do sol e retorne ao parque no final da tarde para mais uma rodada de atrações, quando o sol tiver baixado, e encerre seu dia com chave de ouro assistindo ao show noturno.

Outra dica legal para driblar o calor: leve uma daquelas toalhinhas pequenas térmicas (cooling towels), que ao ser molhada ela mantém a temperatura dela geladinha, e coloque-a na nuca para refrescar-se. Você vai utilizar bastante, pode acreditar! No Walmart ela é vendida por cerca de 7 dólares (não deixe para comprar nos parques, pois ela custa cerca de 16 dólares dentro dos parques).

disneyexperts-typhoonlagoon-orlando

Orlando – Setembro | Outubro | Novembro | OUTONO ou FALL SEASON

De setembro a novembro acontece o EPCOT International Food & Wine Festival. Nele há diversos quiosques representando diferentes países e regiões do mundo, onde  você encontrará comidas e bebidas típicas, degustações especiais, pocket shows e muitas atividades para os amantes da gastronomia. Há um aumento considerável no número de pessoas que visitam o EPCOT por causa desse evento, mas se você evitar os finais de semana, a visita ao parque será ainda mais prazerosa. Além de curtir todas as atrações deliciosas do parque, você ainda vai se deliciar com o festival.

A temperatura é muito agradável: calor de dia e friozinho moderado à noite, variando entre 18ºC e 29ºC. Espere por períodos chuvosos em setembro, já que esse mês também é considerado o ápice da temporada de furacões na Flórida, que na imensa maioria das vezes, acaba virando uma tempestade tropical, sem maiores danos. 

From the new-for-2011 Hawaii Marketplace, a Kalua Pork Slider with sweet and sour Dole Pineapple Chutney and spicy mayonnaise; Tuna Poke with Seawood Salad and Lotus Root Chips, at Spaceship Earth with a glass of chilled chardonnay during the Orlando Sentinel's exclusive preview of the 2011 Epcot International Food & Wine Festival, in Lake Buena Vista, Thursday, Sept. 8, 2011. (Joe Burbank/Orlando Sentinel) newsgate ID# B581530550Z.1

Também na mesma época, o Magic Kingdom traz a Mickey’s Not So Scary Halloween Party e a Universal apresenta o Halloween Horror Nights: ambas são festas de Halloween em Orlando, mas com perfis bem diferentes. No Magic Kingdom o Halloween é feito para as crianças, com parada, personagens, decoração especial e a famosa brincadeira do Trick or Treat, conhecida pelos brasileiros como Doces ou Travessuras.

Já na Universal a festa de Halloween é mais assustadora, com diversas casas mal assombradas temáticas e personagens espalhados pelo parque de botar medo até mesmo nos mais corajosos. Apesar da data ser celebrada só no dia 31 de outubro, os parques começam a celebração ainda em setembro, em noites selecionadas.

O ingresso para ambas deve ser comprado separadamente, ou seja, o ingresso do parque nos dias de festa não dá direito a entrada nem na Mickey’s Not So Scary da Disney, nem na Horror Nights da Universal. Se você não quiser investir nos ingressos separados, nossa dica é evitar o Magic Kingdom durante os dias da festa, pois o parque fechará mais cedo e não haverá o show de fogos Happily Ever After (que você não pode perder de jeito nenhum!). Se optar por levar a criançada, garanta sapatos confortáveis, pois a jornada será dupla.

disneyexperts-mickey-halloween

Uma outra dica – já que os ingressos são separados – é dividir dia de visita normal ao Magic Kingdom e dia de Halloween Party. Já na Universal Studios, dá para ir tranquilamente no parque no dia de Halloween; você sai antes da festa começar e não tem susto. Se ficar para a Horror Nights, no entanto, prepare a garganta, porque você vai gritar muito!

Prepare-se para o frio: dezembro é um dos meses com a temperatura mais baixas do ano, principalmente a noite. Agasalhe-se bem caso for passar o dia todo nos parques.

Vale lembrar

A verdade é que todos os meses possuem vantagens e desvantagens e a melhor época do ano para ir à Disney irá depender do estilo e foco da viagem de cada um. Por exemplo, caso o foco seja mesmo os parques, é legal escolher uma época mais vazia para curtir tranquilamente as atrações. Agora, caso o foco seja compras, focar nos feriados nacionais americanos é uma boa para aproveitar as promoções.

Mas poxa, só consigo viajar nos meses mais lotados do ano. E agora?

Não se preocupe! Só porque os parques tendem a estar mais cheios em certas épocas do ano, não quer dizer que sua experiência será ruim. A chave de uma viagem para Disney em qualquer época, mas ainda mais nos períodos de pico, é programação, organização e planejamento: sem esses itens, você infelizmente vai perder tempo, dinheiro e vai se frustrar por ter deixado de conhecer um monte de coisas.

Dito isso, não deixe para fechar tudo de última hora, pois quanto mais perto da viagem mais os preços tendem a subir, além das formas de pagamento ficarem comprometidas. Use e abuse do benefício gratuito de FastPass+ da Disney (não perca o nosso post super completo sobre o Fastpass+ e como agendar com pelo menos 30 dias de antecedência de sua viagem).

Invista seu tempo em fazer um roteiro com os locais e atrações que você gostaria de fazer: aproveite as nossas dicas e todo o material gratuito que é disponibilizado pelos próprios parques em seus sites para otimizar o seu tempo. Não se esqueça também que Orlando vai muito além dos parques e reserve dias livres para conhecer outras atrações.

Tenha também em mente a lei da oferta e demanda: em épocas consideradas de alta temporada, os preços tendem a ser maiores devido ao maior fluxo de pessoas. Ainda assim, pesquisando e se programando com antecedência é possível economizar mesmo na alta temporada. Veja mais dicas de como economizar em Orlando na alta temporada:

Passagens aéreas: chegar por Miami ou Fort Lauderdale muitas vezes acaba saindo bem mais em conta do que comprar a passagem direto pra Orlando. A viagem de carro de Miami a Orlando dura cerca de 4h e o caminho que recomendamos é pela estrada Florida Turnpike, que é super segura. Alugue um carro e aproveite para conhecer Miami (veja nossas dicas do que fazer por lá nesse outro post);

Hospedagem: uma excelente opção para economizar quando viajando em família ou turma é o aluguel de casas. Vai viajar sozinho ou em casal? O aluguel de quartos individuais é uma excelente alternativa econômica para você. Prefere hotel? Então confira nossas dicas de 5 hotéis econômicos bons e baratos;

Ingressos: é possível economizar até mesmo em ingressos para os parques sabia? Pois é, eventualmente os parques lançam promoções, por isso fique de olho. Em nosso site, você poderá visualizar o calendário com os preços dos parques por dia e se basear na data de início mais em conta.

Compras: para mais descontos, aproveite para fazer compras nos feriados ou vésperas, e evite os parques, que tendem a ficar mais lotados.

Gostou dessas dicas? Não deixe de dar uma olhada em nossos outros posts sobre como é visitar Orlando em cada mês e todas nossas outras dicas! Se preferir, escreva pra gente com suas dúvidas que ficaremos muito felizes em ajudar você a planejar suas férias da melhor maneira possível. Conte com os Bora com Tio Orlando e boa viagem!

Desenvolvido por

eMutua - Criando negócios digitais
Whatsapp