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DAS: sistema para visitantes com necessidades especiais

Pensando no bem-estar e na imersão de todos os visitantes, os parques temáticos de Orlando possuem uma estrutura planejada e procedimentos inclusivos para os turistas que possuem necessidades especiais.

Os parques Disney, por exemplo, possuem um sistema digital chamado DAS (Disability Access Service) para facilitar a experiência e melhor acomodar seus convidados que precisam de algum auxílio especial. Vamos explicar como ele funciona.

O que é o DAS?

O DAS é uma ferramenta designada para aqueles que possuem alguma condição mental ou física, visível ou não, e que possuem dificuldade em esperar em uma fila convencional por conta dessa condição.

Como funciona?

O DAS é um benefício exclusivo para pessoas com necessidades especiais. Para a emissão dele, você deverá visitar um Guest Relations, presente em todos os parques Disney, onde o Cast Member entenderá melhor suas necessidades através de um breve bate-papo com o convidado que possui necessidade especial, ou seu responsável. Caso a pessoa seja elegível, o Cast Member escaneará o ticket ou MagicBand do beneficiário e tirará também uma foto com o próprio Ipad do funcionário. Após registrar a pessoa que usufruirá do passe em seu sistema, o Cast Member escaneará também o restante dos ingressos do grupo, sejam eles família ou amigos.

Importante: o passe é válido somente para o beneficiário e até mais 6 pessoas do grupo, ok?  

A validade do passe é de 60 dias para todos os parques, independente do número de dias do ingresso, ou seja, você não precisará passar por todo o processo de emissão a cada vez que você visitar um parque diferente durante o período. Caso haja mudança dos membros do grupo, aí sim você deverá passar novamente no Guest Relations, onde o funcionário da Disney realizará as modificações, como adicionar, remover ou trocar pessoas do grupo.  Todas as informações ficarão vinculadas nos tickets de cada visitante no aplicativo My Disney Experience, onde você poderá visualizar os horários e atrações que o DAS for agendado.

Após a emissão do DAS, qualquer membro do grupo que foi vinculado junto ao beneficiário poderá solicitar o horário de retorno nas atrações do parque, sempre de acordo com a preferência do beneficiário. Para isso, basta ir diretamente na atração escolhida, onde haverá sempre um Cast Member com um Iphone ou Ipad logo na entrada para lhe auxiliar, ou ainda no quiosque do time do Guest Experience (famosos guardas-sóis azuis espalhados dentro dos parques).

Por exemplo: caso o beneficiário deseje ir à atração X, qualquer membro do grupo poderá ir com seu próprio ticket ou MagicBand até a atração ou time de Guest Experience e solicitar um horário de retorno para a atração X.

Agora vamos supor que atração X esteja com 40 minutos de fila: o grupo terá que esperar 40 minutos, assim como qualquer outra pessoa, exceto que não precisará esperar na fila comum da atração.

O grupo poderá utilizar este tempo de espera da maneira que for mais conveniente para o portador da necessidade especial. Por exemplo, enquanto espera ele poderá aguardar em um local com sombra, aproveitar para comer um snack ou até utilizar seus FastPasses+ em outra atração, uma vez que o FastPass+ pode ser usado normalmente, mesmo por quem tem o DAS.

Dado os 40 minutos de espera, o grupo poderá se dirigir à atração escolhida, onde entrará diretamente pela fila do FastPass. Atente-se que o passe não garante acesso imediato, e sim a possibilidade reduzida de tempo de espera em uma fila através da fila rápida do FastPass.

Importante: o beneficiário precisa estar presente neste momento e de fato ir na atração, só assim o restante do grupo vinculado poderá aproveitar a atração também.

A nova solicitação do tempo de retorno para a próxima atração somente poderá ser feita após a utilização da anterior. Ou seja, somente após a utilização da atração X você poderá solicitar o tempo de retorno para a atração Y.

Afinal, não podemos estar em dois lugares (filas) ao mesmo tempo não é mesmo!?

Como saber se sou elegível para o DAS?

Conforme já mencionamos anteriormente, o passe só pode ser emitido pelo departamento de Guest Relations, localizado nos parques, que analisará caso a a caso a sua necessidade e lhe oferecerá a melhor opção para que você desfrute do parque da melhor maneira possível.

Entenda que o DAS não é designado para mobilidade, pois na Disney todas as atrações são consideradas acessíveis.

Dica Expert: caso tenha alguma dúvida não deixe de perguntar. No departamento de Guest Relations dos parques existem funcionários que falam Português e que poderão lhe auxiliar na sua própria língua.

Outras informações importantes

– O DAS pode ser utilizado somente em atrações que possuem a opção do FastPass+, ou seja, o DAS não é válido para restaurantes, encontros com personagens que possuem somente fila convencional, ônibus e parques aquáticos;
– Para aqueles com problema de mobilidade, considere utilizar uma cadeira de rodas ou scooters em sua visita. Conforme mencionado anteriormente, os parque são totalmente acessíveis;
– Planeje-se e intercale o seu DAS com os Fastpass+ agendados, afinal um sistema não afeta o outro. Desta maneira você poderá fazer mais atrações em menos tempo.

Dica Expert: caso tenha algum membro do grupo com qualquer tipo necessidade especial que não necessariamente envolva dificuldades em esperar em uma fila, ainda assim vale a pena a visita ao Guest Relations do parque. Lá eles lhe darão diversas informações super úteis, além de oferecer outros recursos que com certeza irão facilitar a visita aos parques, proporcionando mais comodidade para o membro portador. Alguns exemplos são: mapas e guias em braille, diferentes equipamentos e serviços de narração e legenda e interpretação para atrações e shows (confira mais detalhes de todos os tipos de serviços no site da Disney, clicando aqui). Caso haja necessidade, é possível ainda a solicitação de uma etiqueta vermelha para que seja colocada em volta do carrinho da criança para pais que prefiram que o carrinho seja usado como cadeira de rodas nas atrações. Opções para acomodar o portador da necessidade especial não irão faltar dentro dos parques Disney.

Muitas pessoas que viajam não sabem que existe este sistema especial para portadores de necessidades especiais, que facilita e muito o dia de grupos e famílias no parque. Portanto, caso você ou algum membro do seu grupo tenha alguma necessidade especial, não deixe de ao ir ao Guest Relations dos parques para que a viagem se torne ainda mais tranquila e possam aproveitar tudo da melhor maneira possível, com toda a magia que a Disney tem a oferecer.

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