O software de renderização RenderMan, criado pela Pixar e utilizado em todas as animações do estúdio americano, foi liberado para uso gratuito não comercial, o que inclui projetos pessoais, educativos e pesquisa. A abertura da licença do programa já era aguardada desde o ano passado, e finalmente o download gratuito foi disponibilizado.

 

Além de ter sido um dos elementos tecnológicos mais importantes no sucesso da Pixar, e de ter dado vida a personagens de filmes como Toy Story, o RenderMan também foi licenciado a outros estúdios. Os efeitos visuais de grandes sucessos de bilheteria como os mais recentes episódios da saga Star Wars e a trilogia O Senhor dos Anéis foram renderizados com o software.

 

O RenderMan foi também o primeiro programa na história a vencer um Oscar técnico especial, por sua contribuição no avanço de técnicas de animação.

 

É possível fazer o download “isolado” do software, mas ele funciona também integrado com pelo menos dois plugins, o Maya da Autodesk e o Katana da The Foundry.

 

Baixe aqui o RenderMan

 

Fonte: http://info.abril.com.br/

Comentários