Qual parque Disney reina supremo? Os fãs de Walt Disney World muitas vezes se recusam a visitar a Disneyland, na Califórnia, porque a acham inferior. Enquanto isso, quem é leal ao parque original de Walt Disney argumentam que Disneyland e o California Adventure Park são muito superiores. Walt Disney World x Disneyland, qual é melhor?

Walt Disney World é maior do que a Disneyland por ter dois parques temáticos a mais e dois parques aquáticos. Mas será que a abertura de Cars Land e outras recentes atrações mudaram alguma coisa em Anaheim?

 

Cars Land e outras novas atrações em California Adventure Park

Desde 2008, Disneyland Resort vem tendo sua expansão mais significativa, quando da abertura do California Adventure Park. Em julho deste ano, a cidade fictícia de Radiator Springs, foi trazida à vida em Cars Land. É o lar de três atrações,  novas lojas de varejo, um trio de restaurantes, locais de encontro com personagens e um show todas as noites!

Uma entrada totalmente redesenhada para o parque, chamada Buena Vista Street, também estreou neste ano. Tem o tema da Los Angeles de 1920, lembrando quando Walt Disney desceu de um trem de Kansas City com uma mala e US$ 40 dólares no bolso. Muitas lojas, restaurantes e um passeio em Red Car Trolley é o q se encontra em Buena Vista Street. O lugar central é Cathay Circle Restaurant and Lounge, inspirado no teatro onde o primeiro longa-metragem de animação, “Snow White”, fez sua estréia cinematográfica.

Jennifer Mine, co-autora do blog The Vacation Gals, diz:  “Do otimismo dos anos 20 em Buena Vista Street até a sensação de ser arrastado para uma viagem através do sudoeste americano pela década de 1950 em Cars Land, há uma completa imersão emocionante em um nostálgico passeio pela Disney do passado até o presente e que tem que ser experimentado para ser acreditado.”

A atração The Silly Symphony Swing, Games of the Boardwalk (com prêmios com temas Disney) e o World of Color – incomparável show noturno com águas dançantes, luzes e fogos de artifício –  são apenas algumas das atrações notáveis adicionadas ao parque California Adventure Park,  sendo que nenhuma dessas é encontrada em Orlando.

 

Hollywood Studios vs California Adventure Park

Dos parques da Flórida, o Hollywood Studios é o mais semelhante ao California Adventure Park. Atrações em comum entre eles incluem Tower of Terror, Toy Mania Midway Story, Disney Junior Live on Stage e Jim Henson’s Muppet Vision. Hollywood Studios oferece a produção musical Voyage of the Little Mermaid, enquanto que California Adventure compete com Little Mermaid-Ariel’s Undersea Adventure Ride, adicionado em 2011.

O parquet de Anaheim não tem as seguintes atrações: Lights! Motors! Action! Extreme Stunt Show, a incrível  Rock ‘n’ Roller Coaster Starring Aerosmith e Studio Backlot Tour!

Em contrapartida tem Bug’s Land (Terra dos Insetos) com as seguintes atrações: Flyk’s Flyers, Francis’ Ladybug Boogie, Heimlich’s Chew Chew Train. Também tem Mickey’s Fun Wheel (uma roda gigante com gôndolas balançando) e a emocionate montanha-russa California Screamin’.

 

Magic Kingdom vs Disneyland 

Apesar de parecer que esses parques são semelhantes, há muitas diferenças existentes entre eles!

Na Disneyland, há Great Moments with Mr. Lincoln e Tarzan’s Treehouse, enquanto que no Magic Kingdom há The Hall of Presidents e Swiss Family Treehouse. Os visitantes do Castelo da Bela Adormecida na Disneyland podem percorrer o castelo para ver desenhos em miniaturas da Princesa Aurora e Maleficient, enquanto que os visitantes do Magic Kingdom podem jantar como realeza no Castelo da Cinderela, que é muito maior. Além disso Tom Sawyer Island é maior do que a equivalente na Califórnia, Pirate’s Lair!

Há pelo menos 15 atrações que são únicas na Disneyland, como Indiana Jones Adventure e Mattherhorn Bobsleds. Outras atrações são: Alice in Wonderland, Casey Jr. Circus Train, Autopia, Davy Crockett’s Explorer Canoes, Disney Princess Fantasy Faire, Pinocchio’s Daring Journey, Pixie Hollow with Tinker Bell & Her Fairy Friends, Snow White’s Scary Adventures, Mr. Toad’s Wild Ride, the Sailing Ship Columbia, Storybook Land Canal Boats, Gadget’s Go Coaster and Roger Rabbit’s Car Toon Spin. There’s also Mickey and Minnie’s houses, Donald’s boat, Goofy’s Playhouse and Chip ‘n Dale’s Treehouse in Toontown, todas ausentes de Walt Disney World, uma vez que Mickey’s Toontown Fair foi fechado em 2011.

Magic Kingdom conta com as seguintes atrações exclusivas: Mickey’s PhilharMagic, Casey Jr. Splash ‘N’ Soak Station, Tomorrowland Transit Authority Peoplemover, Carousel of Progress, Country Bear Jamboree, Monsters, Inc. Laugh Floor, Stitch’s Great Escape, Tomorrowland Speedway, and the Magic Carpets of Aladdin.

E agora há a expansão de Fantasyland, que conta com  Dumbo  com uma fila interativa, a atração no escuro The Little Mermaid, Enchanted Tales With Belle com encontro com os personagens, refeições no Be Our Guest e chegando em 2013 e 2014 uma montanha-russa, a  Snow White and Seven Dwarfs.

 

San Diego Zoo Safari Park vs Animal Kingdom

Embora o San Diego Zoo Safari não seja um parque Disney, esse parque fica a cerca de duas horas ao sul de Anaheim.  Ambos os parques oferecem animais em exposição assim como passeios de safári através de paisagens  com aparência natural. O Animal Kingdom é o maior de todos os parques Disney, sendo um pouco menor do que o San Diego Zoo Safari com seus 1.800 hectares. O Animal Kingdom oferece a montanha-russa Expedition Everest, enquanto que o Safari Park oferece uma emocionante tirolesa sobre o parque.

 

Epcot

Epcot é o lar de uma infinidade de atrações, shows ao vivo, filmes e restaurantes que  não se encontram em nenhum outro parque da Disney. Beth Tancredi Keklak, uma blogueira de viagens para  família do site de viagens, Trekaroo, diz: “Para mim, a existência de Epcot é razão suficiente  para escolher Walt Disney World [sobre Disneyland].” Esse parque tem  duas vezes o tamanho do Magic Kingdom, e é dividido em duas terras: Future World e World Showcase.

As atrações mais populares são Mission: SPACE e Test Track (que será reaberta em 06 de dezembro de 2012). Mas a  verdadeira atração é World Showcase, que leva os visitantes  do parque em uma  viagem imersiva através de 11 países.

Há um punhado de atrações do  Epcot que você pode encontrar em parques da Disney na Califórnia. Enquanto Epcot tem Soarin ‘, California Adventure Park oferece Soarin’ Over California. Turtle Talk with Crush também pode ser encontrada no California Adventure. The Seas with Nemo & Friends em Future World é semelhante ao Voyage Finding Nemo Submarine na Disneyland. Innoventions e o filme 3-D, Captain EO, estrelado por Michael Jackson, estão disponíveis em ambos,  Epcot e Disneyland.

 

Considerações adicionais

Walt Disney World é o parque de diversões mais popular do mundo, com quase 17 milhões de visitantes por ano, segundo a revista Travel + Leisure. Disneyland não fica muito atrás, com cerca de 16 milhões de visitantes, de acordo com o mesmo estudo.

Os viajantes têm muitas opções de hospedagem para escolher em Orlando, com cerca de 30 hotéis e resorts da Disney  em comparação com Anaheim e seus três hotéis. Porém os hóspedes em um hotel de propriedade da Disney na Califórnia estão a uma curta distância de ambos os parques e Downtown Disney, enquanto que os da Flórida precisam de  ônibus, barcos e monotrilhos para visitar parques. Há também  nas proximidades  da Disneyland, hotéis com o selo “good neighbor”  recomendados pela Disney.

Tanto  Disney World quanto a Disneyland há um centro de compras da Disney, restaurantes e entretenimento (Downtown Disney). A Flórida também possui Disney’s Boardwalk  com mais lojas, restaurante e bares.

Porque Walt Disney World é muito maior, tem algumas experiências que não podem ser encontradas na Califórnia, incluindo dois parques aquáticos: Typhoon Lagoon e Blizzard Beach.

Para Maria Penafiel Sollo, autora de The World is a Book “Disney World é enorme e pode ser bastante desgastante. Visitar a Disneyland é mais conveniente e viável, principalmente com crianças menores.”

Já Keryn do blog WalkingOn diz: “ Eu me lembro de passear por diferentes países em Epcot coletando bandeiras. Isso inspirou minhas viagens futuras, algo que eu não teria conseguido se nós tivéssemos ido para a Disneyland!”

Disney World é geralmente visto como um destino para férias prolongadas, enquanto a Disneyland é para férias mais curtas. Muitos viajantes visitam os parques de Anaheim antes de chegarem ao seu destino como  Los Angeles ou San Diego.

Miner do site The Vacation Gals diz:  “Até recentemente, Disneyland não poderia se comparar a Walt Disney World, em termos de uma total imersão em parques temáticos. No entanto, o California Adventure novo é incrível e coloca Disneyland em pé de igualdade com qualquer outro parque de Disney World, e na minha mente, até os supera.”

Alguns fãs da Disney, como Steve Pratt, autor do blog More Kids  Than Suitcase, acha que Disneyland é superior a Disney World, pois é o parque original imaginado por Walt Disney. Ele diz: “Há apenas um parque que tem a impressão pessoal de Walt sobre ele. Disney World é maior e mais novo, mas não é isso que os parques Disney são. A magia veio de Walt, e Disneyland é o parque que ele construiu. Meus filhos dizem: ‘Nós queremos voltar para a Disney por causa das atrações, mas queremos voltar para a Disneyland pois ela é a Disney’.”

Moradores da Califórnia apontam o clima como ponto de vantagem  em Anaheim, enquanto que os da Flórida dizem não precisar voltar ou ir a Disneyland com Walt Disney World ao seu dispor.

Para nós, da equipe Tio Orlando, não importa o parque, o que importa é a magia, o sonho que só os parques Disney podem proporcionar!

 

E para você, qual é o melhor, Walt Disney World ou Disneyland?

 

Comentários